ESPAÇO CENOGRÁFICO DE SÃO PAULO LABORATÓRIO E CENTRO DE PESQUISA

Espaço Cenográfico de São Paulo

Um Espaço a Serviço da Arte e Cultura Brasileira

O Espaço Cenográfico é um laboratório permanente de pesquisa e de experimentação nas áreas de cenografia, arquitetura teatral e outras linguagens afins. A idéia da criação desse Centro de Estudos nasceu da ampliação da demanda por profissionais na área e da conseqüente necessidade de se criarem alternativas para os interessados em pesquisar e fazer cenografia.

Embora o Brasil faça parte da elite cenográfica internacional, tendo inclusive recebido o prêmio máximo na Quadrienal de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Teatral de Praga, na República Tcheca em 1995, nosso país carece de escolas de nível universitário nessa área, bem como de escolas técnicas que formem mão de obra especializada, quase não conta com publicações em língua portuguesa que tratem do assunto.

Estimulado por essas questões e após a experiência de dirigir por 11 anos o núcleo de cenografia do CPT (Centro de Pesquisas Teatrais do SESC), coordenado por Antunes Filho, onde realizava as cenografias dos espetáculos e coordenava o curso de cenografia mantido pelo núcleo, surgiu a idéia de se aprofundar os estudos da linguagem cenográfica, criando de forma independente e num ateliê próprio o Espaço Cenográfico.
O trabalho desenvolvido no CPT prioriza, e com razão, o trabalho do ator. Para o bem da cenografia, era o momento de se criar um espaço em que a prioridade fosse a discussão cenográfica; em que se pudesse encontrar uma infra-estrutura que propiciasse o avanço na pesquisa e no conhecimento do assunto.

Nesse sentido, o primeiro passo foi montar uma oficina onde se pudesse trabalhar na prática com os materiais, com as maquetes, os experimentos.

Aliada a isso se iniciou a criação de uma biblioteca especializada, rara no Brasil, onde hoje cerca de 4.000 títulos à disposição do público e interessados. Com a oficina e a biblioteca, o caminho para um curso de formação estava próximo. Temos um estruturado curso baseado em aulas práticas, na constante visita a teatros, na discussão de cenografia de espetáculos em cartaz e acompanhamento de montagens junto a diretores e grupos de teatro sem deixar de lado o aprofundamento teórico e prático.

O curso está interrompido em razão das dificuldades financeiras e falta de patrocínios e apoios há mais de 08 anos. E com criação da SP Escola de Teatro, Serroni iniciou a coordenação de mais 02 cursos – “Cenografia e Técnicas de Palco” – ambos gratuitos: www.spescoladeteatro.org.br.

Brevemente em busca de apoios pretendemos retomar o curso do EC em novos moldes.

Paralelamente a essas atividades, outras se desenvolvem no Espaço Cenográfico, como a realização de uma publicação bimensal abordando o universo cenográfico, a iluminação, a cenotécnica, a arquitetura teatral, maquiagem, figurinos, efeitos especiais, etc., ciclos de palestras mensais em que um criador ou um técnico na área faz seu depoimento seguido de debate com o público, exposições, debates, etc. A publicação também está interrompida no nº 35 pela falta de patrocínio, mas a qualquer momento existe a possibilidade de sua retomada.

A idéia, enfim, foi criar um ponto de encontro para o profissional da área. Um laboratório em constante movimento em que a troca de idéias e informações que nos últimos 18 anos pode mudar e deixar sua colaboração nas referências cenográficas brasileiras.

Neste momento as atividades filantrópicas e gratuitas do ECSP estão ameaçadas de acabar. Se você é amante das artes e da Cultura acessa o link, conheça nossa campanha e como você pode contribuir.

www.kickante.com.br/ecsp