Curso de Cenografia :: Agenda ECSP 2016 ::

topopagina-ecsp

Curso de Cenografia com JC Serroni
Curso de Figurinos Teatrais com JC Serroni, Adriana Vaz e Marina Reis.

Curso de Cenografia com duração de 5 meses coordenado por J.C.Serroni. Ministrado às terças e quintas. Das 19h às 22h.

Curso de Figurinos Teatrais com JC Serroni, Adriana Vaz e Marina Reis. Ministrado às quartas e sextas. Das 19h às 22h.

Inscrições abertas desde de 09 de Fevereiro,  e sujeito a processo seletivo.

Clique aqui e preencha a ficha de inscrição on-line!

Curso de Cenografia

O curso de cenografia será ministrado por J.C. Serroni e palestrantes convidados, entre eles, José de Anchieta, José Dias, Simone Mina, Guilherme Bonfanti entre outros.
O curso terá a duração de 5 meses, com encontros sempre às terças e quintas, das 19 às 22hs. no Espaço Cenográfico. Aulas teóricas e praticas, além de possibilidades de estágio nos projetos desenvolvidos pelo Espaço, e palestras de profissionais irão compor o curso. Um projeto de cenografia completo será desenvolvido, resultando numa exposição aberta ao público em seu final. Vamos oferecer o material básico necessário às aulas práticas. O custo total do curso é de 06 parcelas mensais de R$ 500,00, sendo a primeira referente à matricula.
O número de vagas é de 12 e se tivermos mais inscritos, poderá haver um processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas através do site do Espaço Cenográfico, ou pessoalmente no próprio Espaço, no horário das 9:00 às 17:00hs a partir de 09 de fevereiro até o dia 29 desse mesmo mês. Início das aulas no dia 08 de março e se estenderá até 28 de julho. Com Certificado de Conclusão.

Curso de figurinos

O curso de figurinos será ministrado por J.C. Serroni e duas figurinistas convidadas: Adriana Vaz e Marina Reis.
Vai acontecer sempre às quartas e sextas, no horário de 19:00 às 22:00hs no ateliê do Espaço Cenográfico.
O curso será composto de 3 módulos, cada um ministrado por um dos 3 profissionais num total de 42 encontros. Além dos 3 profissionais envolvidos, teremos alguns palestrantes convidados. Terá como enfoque principal o figurino teatral, e será composto de aulas teóricas e praticas. Serão produzidos pelo menos 3 figurinos por cada integrante do curso que farão parte de uma exposição no Espaço no final do curso. O custo será de R$ 500,00 mensais em 6 parcelas, sendo a primeira referente à matricula. O curso vai oferecer o material básico para a pratica. O número de vagas é de 12, e se houver mais candidatos haverá um processo seletivo. As inscrições estarão abertas a partir de 09 de fevereiro até 29 do mesmo mês , no site do Espaço Cenográfico ou pessoalmente no próprio Espaço Cenográfico no horário das 9:00 às 17:00hs. O curso terá inicio no dia 09 de março e se estenderá até 01 de agosto de 2016.
No final do curso para os alunos que cumprirem o conteúdo será entregue o Certificado de Conclusão.

Acesse e preencha a ficha de inscrição on-line!

 

Sobre Adriana Vaz

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo de São Francisco, cursou Filosofia também na Universidade de São Paulo. Designer de aparência de atores, figurinista, maquiadora e pesquisadora. Membro integrante do grupo de pesquisa da PUC/ SP Espacc – espaço/visualidade, comunicação/cultura, coordenado pela Drª. Lucrécia D” Alessio Ferrara. Dedica-se, nos últimos 33 anos, a trabalhos e pesquisas de designs de aparência de atores (figurinos, maquiagens, penteados e adereços) para teatro, dança, cinema, vídeo e fotografia. Em sua tese, denominada “O design de aparência de atores e a comunicação em cena”, publicada pela Editora SENAC/ SP, desenvolveu conceitos para melhor investigar a linguagem que constrói a aparência cênica de atores e suas múltiplas interações. Recebeu em 1997 o Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem como melhor figurinista pelo trabalho “O pallacio não acorda” da Cia Nau de Icaros e também o do Festival de Teatro do Colégio Madre Mazzarello S.P, em 1999 e o do 8º Festival Nacional de Teatro de Americana, S.P, em 2005. No teatro, realizou mais de uma centena trabalhos ao lado de renomados profissionais como Sergio Mamberti, Raul Cortez, Renata Melo, Rosi Campos, Maria Della Costa e Clarisse Abujamra entre outros. No cinema, participou como figurinista e maquiadora, de filmes de longa e curta metragens, premiados no Festival de Gramado e em outros festivais internacionais, tais como: “Festa” de Ugo Giorgetti; “A mulher do atirador de facas” de Nilson Villas Boas; “Arabesco” de Eliane Caffé; “Faça você mesmo” de Fernando Bonassi e “Jó” de Beto Brant. Atualmente é artista residente em Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – centro de formação das artes do palco. Mais em http://lattes.cnpq.br/0041400444364626

Sobre Marina Reis

Marina Reis é artista visual e figurinista, formada em Artes Plásticas pela UNICAMP e pós-graduada em Desenho de Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina. Fez cursos de especialização como Body Art, Teatro-Ritual Kathakali (Cochin, India) e Experimental Jewellery na Saint Martin College of Art & Design (Londres). No projeto Menina dos Olhos (pinturas, desenhos e em breve esculturas), Marina recria nas meninas retratadas, um pouco dos caminhos de seus olhos: lugares onde passa, pessoas e resgate de memórias. Menina dos olhos, nome carinhoso que se dá as pupilas, também significa aquilo que é estimado, cuidado, as miniaturas que vemos refletidas nos próprios olhos. Desde 1998 cria figurinos para diversas companhias de teatro, dança e performance. Durante a década de 2000 ganhou o 11ºPrêmio Avon Color de Maquiagem, com o espetáculo Tauromaquia, da Cia Balaga, o Prêmio Coca Cola Femsa – na gategoria revelação com os espetáculos “Assembléia dos Bichos” e “Um destino para Julieta e Romeu”, e o de Melhor Figurino com o espetáculo “O Tesouro de Balacobaco”, com a Cia Bendita Trupe, e quatro indicações ao Prêmio de Melhor figurino, com as peças “Yuuki! O Pequeno Samurai”, e “O Astronauta” com a Cia Elástica Espacial, “Luna Clara” e “Apolo 11”, com a Cia La Leche, e “Espoleta” com a Banda Mirim. Em 2010 foi selecionada com 2 figurinos para representar o Brasil na exposição Extreme Costumes da Quadrienal de Praga 2011, na seleção nacional, com “Três Engrenagens”, do espetáculo Tic e TAC, e na seleção internacional, com os figurinos “ParangolixoLuxo-2” da performance Homem e Mulher Refluxo, de Peri Pane. Em setembro de 2013, Marina Reis irá representou o Brasil na exposição internacional World Stage Design em Cardiff, País de Gales, com dois figurinos selecionados “Bailarina de Papel” e “OvO”. No TPS, Teatro Popular do SESI, criou os seguintes figurinos para os espetáculos “o Tesouro do Balacobaco”, em 2007, e “Espiral do Tempo”, em 2008.

Outras atividades

Outros cursos estão sendo organizados para o segundo semestre: Aguardem Curso de Fotografia Encenada, Curso de Maquiagem e Curso de Maquetes.
Será dada também a continuidade da edição do Jornal Espaço Cenográfico News, ECNwes, com o próximo número previsto para março de 2016.
Continua aberta ao público a Exposição “Modos Cenográficos” composta de cerca de 80 maquetes.
Acompanhem a programação pelo site e facebook do Espaço Cenográfico.

ECSP Agenda 2016. Maiores informações sobre nossas atividades ligue: 11 3257.1115