Anarquistas são condenados injustamente em ‘Sacco e Vanzetti’

P1050054Anarquistas são condenados injustamente em ‘Sacco e Vanzetti’

Dois homens que se definiam como “um bom sapateiro e um pobre vendedor ambulante de peixe” morreram em 1927 por acreditarem que poderiam criar um mundo livre de pobreza e exploração.

Sob direção de Luiz Fernando Lobo, texto do argentino Maurício Kartun e cenário do renomado J.C. Serroni, a encenação parte do célebre caso dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, acusados e condenados injustamente por assassinato nos Estados Unidos.

“Sacco e Vanzetti” ganha sua primeira versão brasileira pela Cia Ensaio Aberto, com estreia dia 12 de abril, no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro.

A peça reconstitui detalhes do caso verídico dos anarquistas italianos que foram presos, processados, julgados e condenados nos Estados Unidos, sob a acusação de homicídio de um contador e de um guarda de uma fábrica de sapatos.

Captura-de-tela-2014-02-26-às-17.45.19-e1393521837124

Mesmo na época do julgamento, surgiram inúmeras dúvidas sobre o caso. A dupla não foi absolvida mesmo depois que um outro homem admitiu, em 1925, a autoria dos crimes.

Condenados à pena de morte, ambos foram executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927, na cidade de Charlestown. Exatos 50 anos mais tarde, o então governador de Massachusetts corrigiu um erro histórico e promulgou a inocência dos dois.

A dramaturgia tem como ponto de partida o texto “Sacco y Vanzetti” , do livro homônimo editado por John Davis e da farta documentação que existe sobre o julgamento histórico.

Este foi considerado o “julgamento do século” e suscitou uma enorme repulsa em diversos países e uma campanha de defesa que se converteu em símbolo de uma luta internacional por justiça, igualdade e liberdade.

Além de Gilberto Miranda, que interpreta Nicola Sacco, e Douglas Amaral, que dá vida a Bartolomeu Vanzetti, o elenco traz Adriano Soares, Anna Luiza Mendes, Bruno Peixoto, Carol Araujo, Danielle Oliveira, Diego Dienner, João Rafael Schuler,João Raphael Alves , Luiza Moraes, Luiz Fernando Lobo, Miguel Pinheiro, Ruben Gabira e Tuca Moraes.

SERVIÇO
Peça ‘Sacco e Vanzetti’
De 12 a 25 de abril de 2014
Dias: de quinta-feira a domingo
Horários: Às 21 horas, de quinta-feira a sábado; às 20 horas no domingo
Local: Armazém da Utopia
Avenida Rodrigues Alves, Armazém 6 – Cais do Porto
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)

FICHA TÉCNICA
Direção: Luiz Fernando Lobo
Cenário: J.C. Serroni
Texto: Maurício Kartun
Elenco: Gilberto Miranda (Nicola Sacco), Douglas Amaral (Bartolomeu Vanzetti), Adriano Soares, Anna Luiza Mendes, Bruno Peixoto, Carol Araujo, Danielle Oliveira, Diego Dienner, João Rafael Schuler, João Raphael Alves, Luiza Moraes, Luiz Fernando Lobo, Miguel Pinheiro, Ruben Gabira e Tuca Moraes.

Fonte: Rede Globo